Artrite Reumatoide

A Artrite Reumatoide e uma condição inflamatória crônica que resulta no surgimento progressivo de dor e inchaço nas articulações e que pode evoluir com deformidades articulares se não for adequadamente tratada.

Acomete aproximadamente 1% da população, com predomínio entre mulheres e não é considerada uma doença hereditária.

De causa ainda desconhecida, acredita-se que ocorra em indivíduos suscetíveis a partir de um mecanismo desencadeante como infecções, tabagismo ou ainda episódios de stress intenso.

Sintomas inespecíficos como fadiga, dores musculares, febrícula e perda de peso podem ocorrer antes mesmo de iniciarem as manifestações articulares.

Na maioria das pessoas a artrite se instala lentamente, podendo passar semanas a meses até que os sintomas sejam percebidos e motivem a procura por avaliação médica.

Pequenas articulações das mãos, punhos e pés geralmente são acometidas de forma simétrica, mas podendo ocorrer também em grandes articulações como joelhos e ombros e raramente atingir a coluna vertebral na região cervical. As articulações costumam ficar avermelhadas, quentes, inchadas e doloridas sendo esses sintomas mais evidentes no período da manhã e melhoram com a movimentação ao longo do dia. É comum o relato de se sentir rígido por uma hora ou mais logo pela manhã e melhorar ao longo do dia.

A doença pode ter manifestações extra articulares como nódulos reumatoides em áreas de maior pressão na pele, ou ainda pequenas úlceras em região distal das pernas e/ou isquemia de extremidades chamadas de vasculite reumatoide.

Olhos podem ficar vermelhos, dolorosos e sensíveis à luz, caracterizando esclerite e episclerite. Parte dos pacientes podem referir ainda olhos secos que resultam em vermelhidão e sensação de corpo estranho além boca seca que pode dificultar a deglutição de alimentos e necessitar maior ingesta de líquidos.

O tratamento deve ser individualizado e tem por objetivo reduzir ou neutralizar a inflamação, cessar a dor e evitar que danos estruturais ocorram nas articulações acometidas. Para isso são utilizados medicamentos anti-inflamatórios e modificadores da atividade de doença também chamados de DMARDs que podem ser sintéticos ou biológicos. O arsenal terapêutico disponível atualmente é amplo e permite que sejam feitas combinações de medicamentos para se alcançar a remissão da doença, melhorando assim a qualidade de vida dos portadores de artrite reumatoide.