O que é a Gota?

Gota é uma condição extremamente dolorosa e potencialmente incapacitante que ocorre em indivíduos que têm níveis de urato cronicamente elevados.

Cerca de 2/3 dos portadores de hiperuricemia não desenvolverão gota. Os motivos que levam uma pessoa hiperuricemica a desenvolverem sintomas de gota não são completamente compreendidos, mas sabemos que os sintomas são resultantes da deposição dos cristais em tecidos como articulações, rins e vias urinárias e pele.

Alguns estudos estimam que 4% dos adultos americanos tenham gota, que geralmente ocorre em adultos, predominando em homens de 30 a 45 anos, mas pode também ocorrer em mulheres após 55 anos.

São condições clínicas relacionadas com a doença: obesidade, hipertensão arterial, doença renal crônica, jejum prolongado, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, consumo excessivo de alimentos à base de frutos do mar e carnes vermelhas e uso de alguns medicamentos que alterem os níveis sanguíneos de urato (ex. diuréticos).

Os sintomas da gota são caracterizados por “ataques” ou episódios súbitos de dor articular intensa, acompanhados de inchaço, calor e vermelhidão que geralmente ocorrem em uma única articulação, podendo também acometer algumas articulações. A dor e inflamação atingem pico de intensidade em 12-24h e melhoram progressivamente até que em alguns dias o paciente fica assintomático.

Pessoas portadoras de gota têm risco aumentado de desenvolver “pedras nos rins” ou litíase urinária e nesses casos são contraindicados medicamentos que aumentem a excreção de ácido úrico na urina.

O diagnóstico de certeza se faz com o encontro de cristais de monourato de sódio no líquido sinovial em ocasiões de artrites agudas, mas nem sempre isso é possível e então os clínicos podem se valer de informações como rápido desenvolvimento de dor e inflamação em uma única articulação, resolução completa dos sintomas no intervalo entre as crises e ainda testes sanguíneos demonstrando elevação dos níveis de urato.

O tratamento consiste em medicamentos para a redução da dor, inflamação e incapacidade durante as crises de artrite e para isso será necessário levar em consideração as condições clínicas e comorbidades apresentadas pelo paciente. Passada a crise, terapias devem ser implementadas com o objetivo de reduzir os níveis séricos de ácido úrico e também a ocorrência de novos ataques.

Não tratar a gota pode resultar em danos e deformidades articulares, formação de cálculos urinários e até mesmo comprometer a função renal.

Mudanças comportamentais e dietéticas podem contribuir para reduzir a frequência de ataques de gota, sendo assim perda de peso deve ser estimulada e alguns conselhos alimentares podem ser dados como a ingestão de alimentos com baixo teor de gordura, priorizar alimentos feitos com carboidratos complexos (grãos, arroz integral), evitar a ingesta de álcool e estimular o consumo de vitamina C que pode reduzir nível de ácido úrico sérico.