Osteoartrite

Osteoartrite é o tipo mais comum de artrite. Nela há uma insuficiência da cartilagem que resultará em transmissão de energia mecânica para a camada óssea abaixo da cartilagem e consequentemente estimulará a formação de osso novo, chamado osteófito, nessa região.

Sintomas comuns são dor, rigidez e diminuição de amplitude de movimento com alterações na estrutura articular. Podem ocorrer em qualquer articulação, mas é mais comum em mãos, joelhos, quadris, pés e coluna vertebral.

São fatores de risco para ocorrência de osteoartrite:

• Idade: raramente ocorre antes dos 40 anos, a maiorias dos pacientes tem idade acima de 55 anos;
  • Mulheres são 2 a 3 vezes mais acometidas;
  • Obesidade;
  • Atividade profissional/ ocupação/ prática esportiva: realização de exercícios ou esforços repetidos podem sobrecarregar determinadas articulações e nelas resultar a osteoartrite.

O diagnóstico é baseado em dados clínicos como idade, história evolutiva do quadro e sintomas apresentados. Podem variar um pouco conforme a articulação acometida.

Exames laboratoriais geralmente são solicitados para diagnósticos diferenciais e imagens podem auxiliar quando não há clareza dos sintomas ou quando se deseja avaliar anatomia articular.

A evolução da doença é geralmente lenta e progressiva, embora possa estabilizar em algumas pessoas ou cursar ciclicamente em outras. Exercícios físicos podem ajudar a prevenir perda de força motora e assim diminuir a chance de incapacidades.

O tratamento medicamentoso tem por objetivo aliviar a dor e lentificar a progressão da doença.

Agende agora uma Consulta com o Dr Cristiano Campanholo neste link