Osteoporose

A Osteoporose é uma condição clínica comum que torna os ossos frágeis e consequentemente mais suscetíveis a fraturas. Estudos em população brasileira identificaram prevalência de osteoporose em 33% das mulheres pós menopausa, 6% na pré menopausa e 15% dos homens.

Condição silenciosa cuja principal manifestação clínica é sua complicação que é a fratura, deve ser preferencialmente identificada precocemente e para isso se leva em consideração os fatores de risco e as medidas de massa óssea.

São considerados pacientes de risco  aqueles com idade igual ou superior a 65 anos, história fratura prévia, uso de corticosteroides, história familiar de osteoporose, baixo peso corporal (inferior a 48kg), tabagismo, consumo excessivo de álcool, portadores de artrite reumatoide e de causas secundárias como portadores de doenças hormonais que resultem em baixa produção de hormônios sexuais, doenças intestinais que possam comprometer a absorção de cálcio da dieta, doença renal ou hepática que interfiram no metabolismo da vitamina D.

O diagnóstico de baixa massa óssea pode ser feito através da densitometria óssea que é um exame de fácil execução e custo relativamente barato. Outros métodos como a microtomografia de alta resolução já são utilizados em pesquisas, trazem informações mais detalhadas a respeito da microarquitetura óssea e estarão disponíveis para aplicação clínica num futuro próximo.

A prevalência de fraturas de baixo impacto é de 10,6 a 21,8% em homens e 10,5 a 17% em mulheres brasileiras. São fatores de risco para fraturas em pacientes portadores de osteoporose a história familiar de fratura de fêmur, menopausa precoce, sedentarismo, uso crônico de benzodiazepínicos, quedas no último ano, diabetes.

O tratamento da osteoporose compreende garantir uma ingesta adequada de cálcio e vitamina D além de uso regular de medicamentos específicos para o metabolismo ósseo capazes de contribuir para a interrupção da perda e até mesmo para aumentar a massa óssea.

A prevenção da osteoporose é possível e deve começar precocemente com uma dieta adequada quanto a ingesta protéica, de cálcio e vitamina D, redução do consumo de álcool, café e sal, cessação de tabagismo e prática de exercícios físicos regularmente.