Dr. Cristiano Campanholo CRM 104.649-SP

Horário de Funcionamento : Seg. a Sex. das 9h as 19h
  Contato : (11) 2589-4080

Síndrome de Sjögren (SSj)

Síndrome de Sjögren (SSj)

A síndrome de Sjögren (SSj) é uma doença autoimune com apresentação clínica variável que tem como principais manifestações os sintomas persistentes de olhos e boca seca, que por sua vez resultam em maior frequência de cáries dentárias.

Outras manifestações clínicas frequentes são aumento de volume em glândulas parótidas, artralgias e artrites, anemia/leucopenia/plaquetopenia, litíase urinária, urina espumosa causada por proteinúria, diminuição do volume urinário, edema e hipertensão arterial, comprometimento de nervos cranianos e periféricos, tosse, falta de ar e dor torácica ventilatório dependente.

O diagnóstico pode ser feito baseado em critérios clínicos e laboratoriais na ausência de outras causas para xeroftalmia e/ou xerostomia. Exames específicos como fator antinuclear (FAN), anti-Ro/SSA, anti-La/SSB, fator reumatoide (FR) e hipergamaglobulinemia podem estar presentes isolados ou em conjunto.

Biópsia de glândula salivar menor em região mucosa de lábio inferior demonstrando processo inflamatório pode ser necessário para esclarecer casos duvidosos ou específicos.

Assim como no LES o tratamento deve ser individualizado e baseado em preferencias do paciente, manifestações clínicas, atividade e gravidade de doença. Consultas periódicas ao reumatologista são necessárias para otimizar medidas não farmacológicas e farmacológicas, podendo ainda haver a necessidade de abordagem de outros especialistas como dermatologistas, estomatologistas, nefrologistas, neurologistas, odontólogos, oftalmologistas entre outros.

Formas leves da doença, que compreendem apenas sintomas “secos” (boca seca/ olho seco) sem aumento persistente de glândulas parótidas ou acometimento de outros órgãos, o tratamento geralmente não requer medicações sistêmicas além de estimulantes de secreção glandular e cuidados locais em olhos e boca alinhados a tratamento preventivo odontológico.

Pacientes com doença moderada a grave sugere-se medicamentos sistêmicos incluindo imunossupressores e agentes imunobiológicos a depender das manifestações clínicas, tecidos e órgãos acometidos.

 

Agende agora uma consulta com o Dr Cristiano Campanholo