Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide

A Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide é uma doença autoimune sistêmica caracterizada por eventos trombóticos em artérias, veias, pequenos vasos e/ou eventos específicos relacionados a gestação incluindo perda fetal após 10 semanas, parto prematuro devido a pré-eclâmpsia ou eclampsia, insuficiência placentária ou múltiplas perdas embrionárias.

Outras manifestações clínicas menos específicas são livedo reticular, doença valvar cardíaca, achados neurológicos de déficits cognitivos ou pequenos infartos em substancia branca.

Pode ser classificada em primária ou secundária (quando associada a doenças como lupus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica, síndrome de Sjogren).

O diagnóstico da Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide é baseado em história clínica e exame físico detalhados além de pesquisa de anticorpos antifosfolípides (anticardiolipina, anti-beta 2 glicoproteína e anticoagulante lúpico).

Um pequeno número de indivíduos pode apresentar ocorrência de doença trombótica generalizada com dano visceral, referida como Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide catastrófica (história prévia de SAF, três ou mais órgãos acometidos por trombose, biópsia confirmando microtrombos e exclusão de outras causas para trombose de múltiplos órgãos: coagulação intravascular disseminada, trombocitopenia induzida por heparina ou ainda microangiopatia trombótica.

O tratamento atual da Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide inclui os medicamentos heparina não fracionada e de baixo peso molecular, varfarina e ácido acetil salicílico. Em casos de ocorrência de doença trombótica generalizada o tratamento é direcionado para o evento trombóticos e também para a supressão da cascata de citocinas através do uso de terapia com corticosteroides, plasmaférese e imunoglobulina intravenosa.