Vasculites

O que são Vasculites?

As vasculites são definidas como processos inflamatórios na parede de vasos resultando em alterações estruturais. Ocorrem em vasos de tamanhos, tipos e localizações diversas, podendo ser primárias ou secundárias a outras doenças.

Podem ainda estar relacionadas a uso de medicamentos, drogas ilícitas ou infecções.

Classificadas quanto ao tamanho dos vasos envolvidos:

• Vasculites de grandes vasos: Arterite de Takayassu e Arterite de Células Gigantes (ACG);
  • Vasculites de médios vasos: Poliarterite Nodosa e Doença de Kawasaki;
  • Vasculites de pequenos vasos: PoliAngiite Microscópica (PAM), Granulomatose com PoliAngiite (GPA; Wegener); PoliAngiite Eosinofilica com Granulomatose (EGPA; Churg-Strauss); Doença Anti Membrana Basal Glomerular (GBM); Vasculite Crioglobulinemica; Vasculite Imunoglobulina A (Purpura de Henoch-Shonlein – PHS);
  • Vasculites de vasos variáveis: Doença de Behçet e Doença de Cogan;
  • Vasculite de órgão único: vasculite primária de sistema nervoso central (SNC);
  • Vasculite associada a doenças sistêmicas: lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide e policondrite recidivante;
  • Vasculites associadas com provável etiologia: Hepatite por vírus C e crioglobulinemia, Hepatite por vírus B e poliarterite nodosa.

Em geral os pacientes apresentam sintomas constitucionais sistêmicos como febre, fraqueza, perda ponderal em combinação com evidência de disfunção de um ou múltiplos órgãos.

O diagnóstico é geralmente baseado em órgãos acometidos, tamanho dos vasos envolvidos, achados de biópsias dos órgãos acometidos e características observadas em exames de imagem.

O tratamento das vasculites consiste em induzir remissão da atividade inflamatória da doença e para isso são utilizados corticosteroides e imunossupressores.