Saiba mais sobre a Febre Reumática co o Doutor Cristiano Campanholo Reumatologista em São Paulo

Febre Reumática

A Febre reumática aguda é uma condição sequelar tardia de infecção pelo Sreptococcus grupo A, mais frequente em países em desenvolvimento onde acomete crianças de 5 a 15 anos de idade.

O que é Febre Reumática (FR)?

O mecanismo da doença não é totalmente compreendido, mas acredita-se que indivíduos com predisposição genética iniciam uma resposta inflamatória frente à infecção estreptocócica que resulta em dano tecidual.

Manifestações clínicas da Febre Reumática:

Ocorrem de duas a três semanas após a infecção estreptocócica e são variáveis em cada caso. Podem ocorrer artrite migratória, predominante em grandes articulações; cardite e valvulite; envolvimento do
sistema nervoso central (coréia de Sydenham); eritema marginatum e nódulos subcutâneos.

As Manifestações clínicas inespecíficas mas não menos importantes e frequentes são; febre, artralgia, elevação de provas de atividade inflamatória e alteração no eletrocardiograma.

O Tratamento da Febre Reumática

O tratamento da FR aguda consiste em medicações para alívio dos sintomas de artrite com anti-inflamatórios e erradicação da infecção estreptocócica com Penicilina G benzatina. Pacientes com cardite devem ser tratados com terapia convencional para insuficiência cardíaca.

identificação e acompanhamento do envolvimento cardíaco se faz com exame clínico, ECG e ecocardiograma visando reconhecimento de cardite ou valvulite.
A sequela mais comum da febre reumática é a doença cardíaca reumática que ocorre cerca de 10 a 20 anos após a enfermidade inicial e é a causa mais comum de doença valvar adquirida no mundo.

Agende agora uma consulta com o Doutor Cristiano Campanholo