A fibromialgia é caracterizada por dores musculares difusas, artralgias e fadiga, geralmente acompanhadas de alterações cognitivas e psiquiátricas.

O que é Fibromialgia

Quais os sintomas da Fibromialgia (FM)?

Alguns dos Sintomas da fibromialgia são:

• Alteração de hábito intestinal;
  • Desconforto urinário sem infecção associada;
  • Alterações no padrão do sono.

Pode ainda coexistir com outras doenças como cefaleia crônica e síndrome do intestino irritável, doenças psiquiátricas e do sono, doenças musculoesqueléticas (osteoartrite, artrite reumatoide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante), doenças difusas do tecido conjuntivo (lupus eritematoso sistêmico, esclerodermia, síndrome de Sjogren, miopatias inflamatórias) entre outras.

O reconhecimento das mesmas se faz necessário para o tratamento adequado!

Exames laboratoriais são em sua maioria normais, quando da não existência concomitante de outras doenças e devem ser solicitados em caráter de exclusão.

O tratamento é direcionado para reduzir sintomas de fadiga, dor generalizada, insônia e disfunções cognitivas.

Abordagem individualizada e multidisciplinar envolvendo medidas não farmacológicas como a realização de atividades físicas aeróbicas, alongamentos, cessação do tabagismo, técnicas de relaxamento devem ser estimuladas.

Medicamentos para tratamento da fibromialgia

São utilizados analgésicos, relaxantes musculares, antidepressivos e anticonvulsivantes de ação no receptor GABA.

Agende agora uma consulta com o Doutor Cristiano Campanholo